AMA de Jaraguá do Sul 

APRESENTAÇÃO/ HISTÓRICO DA ENTIDADE


“O autismo é caracterizado por um déficit na interação social, que resulta em uma inabilidade para relacionar-se com o outro, que comumente vem acompanhado de falhas na comunicação e alteração de comportamento”. (Gilbert)

O autismo afeta o modo como a criança percebe o mundo e se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente prejudicado na interação social e comunicação, além de um repertório marcantemente restrito de atividades e interesses. As manifestações deste transtorno variam imensamente a depender do nível de desenvolvimento e idade. É importante entender as semelhanças e características únicas do autismo, mas também essencial pensar cada criança como um indivíduo.

Em Jaraguá do Sul, a AMA nasceu em 16 de setembro de 1991, a partir da necessidade de três famílias que tinham filhos com autismo, sendo estes pais os sócio-fundadores da AMA:  Teve como início suas atividades, em uma sala do Parque Municipal de Eventos, mudando-se mais tarde para uma casa localizada no centro da cidade.
Durante 07 anos, a AMA foi conduzida bravamente por um número reduzido de pais, homens e mulheres que se desdobravam entre a rotina de sua própria família e a tarefa nada fácil de administrar a entidade. A partir de então, houve o envolvimento da comunidade a qual passou a assumir a administração/direção da associação, tendo como local a Ação Social de Jaraguá do Sul em regime de comodato.
A partir de 2007 a AMA está desenvolvendo suas atividades em prédio próprio, situado a Rua Gustavo Friedemann, 134, bairro Vila Lalau, conquista esta, possível através de muitos esforços da diretoria, com realização de eventos, contando com a contribuição de Empresários, Poder Público, comunidade e da equipe das voluntárias.
A AMA, foi legalizada com o título de Utilidade Pública Municipal em 07.11.1996 sob a lei nº 2.1.95/97, Utilidade Pública Estadual em 24.05.1999 sob a lei nº 11.102, Utilidade Pública Federal em 16/12/2005 sob portaria nº 2.413 e também recebeu seu Certificado Beneficente de Assistência Social.

É uma entidade, não governamental de caráter Assistencial, mantenedora do Centro de Atendimento de Educação Especial. Desenvolve serviços através de seus programas de Habilitação e Reabilitação da pessoa com deficiência.
A instituição conta com uma diretoria voluntária composta por Presidente, Vice-Presidente, Secretária, Tesoureira, Diretora de Eventos e Social, Diretora Técnica, Conselho Fiscal, Coordenadora de Voluntários, Representante dos Pais. Diretoria que têm como objetivo e compromisso fazer acontecer o bom andamento da entidade.
Para a organização dos serviços oferecidos aos usuários, contamos com um grupo de profissionais de professores, uma equipe técnica multiprofissional, ( Psicólogas, Terapêutas Ocupacional. Assistente Social, Fonoaudióloga, Psicopedagoga, Pedagoga), administrativo e operacional. 

AMA
Jaraguá do Sul

Veja Mais

Contato

Email: ama.autista@uol.com.br
Fone: +55 47 3373-8863

Endereço

Rua Gustavo Friedemann, 134
89256-190 Jaraguá do Sul

Newsletter